PROJETOSLITERATURA

Workshops, cursos e oficinas culturais

6.jpg
STATUS DO PROJETO:

Em execução

SOBRE O PROJETO:
 

O projeto VIVA CLARICE prevê, em comemoração ao centenário de nascimento da autora, um ciclo de atividades relacionadas a sua obra. Trata-se da execução de 400 ações literárias que envolverão seus contos, romances, crônicas e literatura infantil, sua produção na área de artes visuais e as adaptações de suas obras para o cinema.
 
Essas atividades serão distribuídas pelas 10 Regionais de Curitiba e serão direcionadas a todos os públicos. Além disso, haverá, no fim do ciclo de leituras, uma semana inteira de palestras, e 05 oficinas de formação direcionadas aos professores da rede pública (e também ao restante da comunidade) com estratégias de leitura da obra de Lispector para a sala de aula e para outras atividades de mediação.

Contamos com 5 eixos distintos para realizar as ações, são eles: 

1- RODAS DE LEITURA CLARICE 100 – 100 rodas de Leitura dos contos e romances. As rodas de leitura são momentos de compartilhamento de texto, nos quais o mediador de leitura lê em voz alta o texto inicialmente escolhido enquanto os participantes acompanham a leitura com suas cópias do texto. Posteriormente, ocorre a discussão do texto em questão, não pela via teórica, mas pela via da sensibilidade de cada um dos leitores que travou conhecimento com o texto durante aquela atividade. A ideia é que o mediador seja capaz de instigar o debate, colocando no centro a recepção dos participantes e sua relação com a obra mediada.

2- O TEMPO DE CLARICE – 100 ações de Leitura das Crônicas. Aqui haverá um diálogo entre suas crônicas e as notícias do período a que os textos fazem referência, justamente, para colocar em destaque a importante relação da autora com seu contexto, dimensão normalmente negligenciada. A ideia é trazer para a reflexão tanto a questão do trabalho estético que se faz em relação aos dados da realidade, quanto refletir sobre as mudanças históricas, sobre o quanto o tempo de Clarice era (ou não) diferente do nosso.

3- CLARICE NA INFÂNCIA - 100 atividades de leitura direcionadas ao público infantil. O mediador irá ler as obras infantis da Clarice além das imagens retratadas na edições de seus livros para as crianças como: O mistério do coelho pensante, A vida íntima de Laura, A mulher que matou os peixes ,Quase de verdade e Doze lendas brasileiras.

4- CLARICE NO CINEMA - 50 atividades das obras de Clarice adaptadas para o cinema. Aqui serão contemplados trechos de obras da autora que foram adaptados para o audiovisual, como em A Hora da Estrela de Suzana Amaral.  Alem do filme os participantes ainda leem trechos do romance.

5- CLARICE LISPECTOR, O QUE SE OLHA, O QUE SE VÊ - 50 atividades de leitura das obras de Artes Visuais de Clarice também em diálogo com seus textos. A ideia é trazer para a reflexão do público as relações possíveis entre as telas de Clarice (cerca de 22 pinturas) e alguns de seus textos que, apesar de escritos, possuem um apelo visual muito intenso, como no caso de Água Viva e Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres.

OFICINAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA - 06 horas cada - 40 vagas

Serão 05 oficinas, com 06 horas cada, ministradas pela mediadora de leitura e escritora Lilyan de Souza, direcionadas à formação de novos mediadores e, sobretudo, aos professores da Rede Pública Municipal e Estadual que desejarem conhecer mais sobre mediação de leitura, sobre a obra de Clarice e sobre as múltiplas possibilidades de trabalho com seus textos, em contexto de sala de aula, ou em atividades extracurriculares, em bibliotecas e outros espaços. 
A mediadora da oficina irá promover uma intensa reflexão teórica quanto às questões relacionadas ao incentivo à leitura e ao letramento literário, bem como a abordagem teórica e prática de alguns dos inúmeros aspectos relevantes a serem explorados no contato com a obra de Clarice. Esse trabalho tem como eixo a pronta constatação do quanto os professores são essenciais nos processos de incentivo à leitura e de divulgação das obras literárias brasileiras.

SEMANA CLARICE LISPECTOR  E SEU CENTENÁRIO

Com o intuito de contemplar o público que já tem uma relação com a obra de Lispector, e de promover uma discussão mais teórica e crítica, propomos aqui 04 dias de palestras que serão ministradas por professores doutores especialistas na obra clariceana, reconhecidos no Brasil e no exterior. Cada um dos dias um palestrante irá explanar as suas questoes acerca do tema. São eles: 

- Dra. Lúcia Peixoto Cherem, professora aposentada da UFPR cuja tese de doutorado trata da recepção e tradução da obra da autora na França e no Canadá; 

-Dra. Nádia Battela Gotlib, professora livre docente da USP, com importantes obras sobre a vida e obra de Clarice Lispector; 

-Dr. Alexandre Nodari, professor da Universidade Federal do Paraná com importantes publicações na área de literatura brasileira e um relevante trabalho sobre a obra de Clarice Lispector e;
- Claire Varin, professora canadense, PhD em letras pela Universidade de Montreal com uma tese sobre a obra de Clarice. 

As palestras poderão acontecer dentro dos espaços da Coordenação de Literatura.