PORTIFÓLIOLITERATURA

Projetos de promoção do livro e leitura

3.jpg
STATUS DO PROJETO:

EM EXECUÇÃO EM 2021

SOBRE O PROJETO:
 

Em "Histórias do mundo todo, heranças de todo mundo" realizaremos 50 encontros de Rodas de Leitura, no formato online, ou seja, através de uma videoconferência, de 45 minutos cada, com diversos grupos escolares, agendados previamente com as instituições e mais 01 oficina de mediação literária através do Google Meet, para público inscrito previamente. 

A curadoria deste projeto, em especial, se debruça sobre mitos e lendas de diversos tempos e locais, traçando pontes entre as culturas de povos distintos, enfatizando junto ao participante o exercício de apropriar-se do que é estrangeiro; conhecer em vez de repelir, somar em lugar de dividir. As inúmeras histórias que explicam o surgimento do mundo, as coincidências e os elementos recorrentes em todo mito ou lenda, são o material sobre o qual serão desenvolvidas as rodas, em sua maioria sendo apresentadas em versões já "antropofagizadas" por grandes autores brasileiros. 

"Nossas vidas hoje estão impregnadas de mitos, de seus símbolos, linguagem e conteúdo; eles fazem parte da nossa herança comum como seres humanos. Fábulas, contos de fadas, obras literárias, épicos, histórias contadas ao redor da fogueira e as escrituras das grandes religiões são envoltórios do mito que transcendem o tempo, o espaço e a cultura. Os próprios mitos individuais apresentam semelhanças notáveis entre culturas separadas por grandes distancias geográficas. Essa natureza comum nos ajuda a reconhecer a beleza e a unidade dentro da diversidade humana: nós compartilhamos algo com todos os outros povos de todos os outros tempos." J.F. BIERLEIN

Os mitos estão efetivamente presentes em todos os traços culturais humanos, mas há na nossa sociedade uma influência exacerbada do imaginário cristão e europeu em comparação ao acolhimento de outras matrizes de saber que formam nosso país. Por isso, a curadoria aproximou-se mais de narrativas indígenas, afro-brasileiras e orientais, priorizando a pluralidade e lembrando que o mito nasce da curiosidade pelo mundo, e não de verdades absolutas. Que "mito" é palavra definitivamente oposta a atitudes e seres sem respeito pelo outro... é palavra que se liga à identidade, conhecimento, humanidade!
 

FICHA TÉCNICA

Mediador de Leitura: Rodrigo Hayalla

Oficina: Fabiane de Cezaro

Diretor de Produção: Rodrigo Hayalla

Realização: Pinguim Produções